Inspiration

Ninguém gosta de pegar filas. Pensando nisso desenvolvemos o BANDUSP, um aplicativo para smartphone que busca desburocratizar todo o sistema de restaurantes da USP. Para isso, centraliza as principais informações e demandas dos estudantes e aprimora a relação da universidade com os discentes.

What it does

  • Além das funcionalidades já disponíveis em outros aplicativos de cardápio da USP (limitados somente a cardápios e consulta de saldo), o BANDUSP tem como diferencial as seguintes funcionalidades:
  • Possibilidade de recarga do cartão com métodos de pagamento temporal (cartão, boleto e transferência)
  • Visualização e notificação sobre a quantidade de filas em cada restaurante
  • Utilização do celular como identificação na catraca do restaurante (através de QRcode)
  • Solicitação de segunda via da carteirinha USP

How we built it

Começamos o processo de elaboração do projeto a partir da análise das necessidades da universidade e da avaliação sobre quais problemas eram mais críticos para a maior parte da comunidade USP e que que estavam dentro das nossa expertise técnica. A partir da escolha do campo (desburocratização), estreitamos ainda mais a atuação para a questão dos restaurantes, que é um problema crítico e que afetam muitas pessoas.

O próximo passo foi avaliar as soluções que já existiam e comparar com as necessidades dos usuários, para definir as funcionalidades essenciais e as importantes. Definimos a nossa persona e sua jornada dentro do contexto de uso do app. Então, iniciamos o design das telas, através de sketches, que possibilitaram uma melhor visualização do app e validação das funções e caminhos elaborados. Refizemos o design algumas vezes, até encontrar a melhor solução.

Após a validação do design, iniciamos a programação do código (front end e back end). O app foi desenvolvido através do android studio, isso por que essa é uma plataforma de fácil acesso, que é a IDE (Integrated Developed Environment) oficial do android e o também por que o sistema operacional android tem mais usuários do que o iOS; Outros programas foram usados, porém não convém citar, pois a descrição ficaria muito extensa.

Challenges we ran into

-Dificuldades na área de webservice, pois ocorreram diversas falhas e como não tínhamos acesso ao BD USP, nem sempre era possível validar as funcionalidades. Para corrigir esse problema, emulamos o banco de dados, no entanto, a criação demandou muito tempo. -Outa dificuldade foi na área de design, pois como se trata de um aplicativo que seria usado em toda a universidade, por diversos tipos de pessoas, de diferentes idades, gêneros, posições políticas, etc, precisamos elaborar um design que não gerasse nenhuma forma rejeição ou desconforto e ao mesmo tempo tivesse um design intuitivo, moderno e funcional, atendendo todas as necessidade do usuário final. -Ademais ocorreram alguns problemas de infraestrutura, como falta de acesso à internet e falta de um espaço que proporcionasse aos membros do grupo um local calmo e confortável para descanso.

Accomplishments that we're proud of

  • Uma grande ganho foi a troca de experiência entre os membros da equipe, que são de áreas diferentes e puderam conhecer e experimentar um pouco dos outros campos de conhecimento envolvidos no processo de desenvolvimento do projeto e de criação de aplicativos.
  • Conseguimos criar um aplicativo funcional, com um design intuitivo e que tem o usuário final como alvo central.
  • Conseguimos desenvolver um projeto de forma completa e com uma boa integração da equipe.

What we learned

  • Aprendemos como é a experiência de participar de um Hackaton, incluindo os pontos positivos (troca de experiências e aprendizados) e os negativos (sono e cansaço)
  • Do ponto de vista do grupo de desenvolvimento: aprenderam noções de design, trabalho em equipe e elaboração de projetos.
  • Do ponto de vista das designers: aprendemos a conciliar o tempo curto com as demandas do projeto, conhecemos algumas novas ferramentas de programação e aprofundamos nossos conhecimentos sobre User eXperience.

What's next for Bandusp

  • A próxima etapa é vencer o Hackaton e continuar esse projeto em alinhamento com a pró-reitoria;
  • Além de continuar desenvolvendo soluções integradas que desburocratizem os sistemas não só dos restaurantes, mas de todas os setores da universidade que ainda não avançaram nesse sentido.
Share this project:
×

Updates