PROBLEMA A SER RESOLVIDO (#D126, #D041):

Muitos alunos estão com dificuldades para estudar em casa nesse momento de quarentena, assim como muitos professores querem ajudar mas não sabem como. Este período de isolamento evidenciou também uma dificuldade dos familiares em dar suporte educacional aos estudantes, principalmente do ensino fundamental e médio.

DESCRIÇÃO:

Yocie é uma professora virtual baseada em inteligência artificial que ajuda alunos a buscarem conteúdos e solucionarem dúvidas sobre determinados assuntos, via WhatsApp chatbot. Além disso, Yocie também pode conectar o WhastApp esses alunos aos tutores voluntários cadastrados na nossa base de dados.

SOLUÇÃO PROPOSTA:

Proposta de simples implementação e com potencial de amplo acesso, visto que a difusão do WhatsApp como rede social no Brasil é ampla. Além disso, o baixo consumo de dados do aplicativo que muitas vezes estão inclusos nos contratos das telefonias móveis (isto é, são ilimitados), torna a Yocie uma assistente de estudos de amplo acesso mesmo com problemas de limitação de internet. Yocie promoverá uma primeira interatividade com o aluno, irá processar a dúvida, pesquisar online, e direcionar conteúdo ao aluno, principalmente textos e imagens, que possui baixo consumo de dados móveis. Caso o aluno não possua dados móveis mas possua um acesso ilimitado ao whatsapp, ele terá uma ótima oportunidade de buscar conteúdo online com a ajuda da Yocie.

PARCEIROS E RECURSOS NECESSÁRIOS:

A implementação do sistema será através da linguagem de programação Python, a partir das ferramentas Flask, Selenium, Twilio e Mongodb. Existe também a opção de implementação via WhatsApp Business API, mas requer um cadastro de empresa de pequena/médio porte, com cobrança de cerca de 2 centavos por mensagem respondida, após 24 horas de conversa. A opção via Twilio é de mais rápida implementação e possui uma cobrança de cerca de 3 centavos por mensagem respondida do chatbot. Seria possível buscar uma parceria com o Whatsapp e com o Twilio para isenção desta taxa visto que a proposta não possui fins lucrativos e é desenhada para auxiliar, de modo emergencial, alunos com dificuldade para estudar em casa neste período da quarentena. O servidor da Yocie será sediado no Google Cloud.

RISCOS:

Os principais riscos estão associados à estratégia de marketing adotada para atingir os alunos que mais precisam da plataforma e à baixa aderência de 'tutores voluntários'. Porém, um sistema de pontuação para estimular participação com benefícios provenientes de empresas parceiras podem ajudar a minimizar esses riscos.

IMPACTO PARA A SOCIEDADE (ABRANGÊNCIA):

A proposta é desenhada para abranger a população que possui acesso ao WhatsApp, uma ferramenta com baixo consumo de dados. Em 2017, 56% da população brasileira fazia uso do WhatsApp, e a projeção para 2019 era de ter 77 milhões de usuários no Brasil, onde 61% da população faz uso de internet móvel e 98% dos usuários de smartphones utilizam o WhatsApp diariamente (https://www.messengerpeople.com/pt-br/whatsapp-no-brasil/). Deste modo, a solução via WhatsApp apresenta um forte potencial de atingir rapidamente o público alvo. O Brasil também apresenta o 4º maior crescimento do número de dispositivos móveis do mundo (https://www.messengerpeople.com/pt-br/whatsapp-no-brasil/), indicando um mercado em expansão, com cada vez mais pessoas em potencial para utilizar a ajuda da Yocie. Inicialmente, a abrangência é nacional, mas com potencial de expansão para outras línguas.

VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO (TIMING):

Se for escolhida a implementação via Twilio, é estimado um timing de 2 semanas, caso seja escolhida a implementação via WhastApp Business API, que teria menos custos, seria difícil estimar um tempo devido a necessidade de aprovação da empresa. O timing também pode ser afetado pela negociação com os parceiros.

EQUIPE

A equipe desenvolvedora do projeto até o momento é formada por duas pessoas, ambos integrantes do Clube do Cientista, um projeto em forma de comunidade que desenvolve e aplica metodologias educacionais baseada em ciência e tecnologia. A inteligência artificial da Yocie deverá ser aprimorada com o tempo com apoio teórico de pedagogos, educadores e professores, em uma forma de comunidade de colaboração com o projeto, sendo integrantes do Clube do Cientista ou não.

CONTATOS

website -> https://www.clubedocientista.com/ linktree -> https://linktr.ee/clubedocientista instagram -> https://www.instagram.com/clubedocientista/ emails: Clube do Cientista -> clubedocientista@gmail.com Fábio -> fabiofcx@gmail.com Rafael -> rafagmenezes@gmail.com

Share this project:

Updates