Inspiração

Um dos maiores problemas desde sempre nas comunidades são o saneamento básico precário ou inexistente e o acumulo desordenado de lixo e falta de descarte correto. O que leva as pessoas que moram la a ficarem em condições de exposição desumanas. O lixo acumulado muitas das vezes poluem rios, causam deslizamentos em épocas de chuva, entopem os canais de escoamento causando enchentes, ficam expostos e atraem roedores, baratas e porcos que causam doenças como a dengue, zika, chicungunha, leptospirose entre outras. As doenças contribuem para a superlotação da saúde pública. Agora, imagine que os 13,6 milhões de brasileiros que moram nessas condições arregaçassem as mangas e trabalhassem juntos para reciclar todo o lixo das comunidades e de quebra, com essa iniciativa recebesse tratamento de saneamento como obras para acabar com o esgoto a céu aberto? Hoje no Brasil é como se 5.650 piscinas olímpicas de esgotos fossem despejados na natureza diariamente E se fosse possível ajudar uma população equivalente a do Canadá, que ainda não recebe água tratada em suas casa? E se além de tudo isso ainda fosse possível unir diversas empresas de todos os ramos, gerar empregos e renda com essa ação? O RecyBem será a solução!

O que é Recybem?

É um sistema web que vai permitir o cadastro de pessoas e empresas, os moradores vão fazer a reciclagem de seu lixo e leva-los nas empresas cadastradas e, com base no peso que a comunidade atingir e a meta que ela conseguir bater, as empresas cadastradas vão se unir para fechar um contrato de obra, seja para tratamento de esgoto ou água encanada pra população, qualquer produção de saneamento básico na comunidade o valor da obra sera arrecadado somando o valor gerado com a reciclagem e incentivos financeiros das empresas. (frase de atenção e aceitação pra completar a receptividade da plateia)A comunidade ganha saneamento combatendo o lixo, as empresas ganham com ações de filantropia e incentivos fiscais!

Como foi desenvolvido?

O desenvolvimento do backend foi feito com o xampp, que é uma aplicação já pronta com o apache + php + mariaDB + perl. Neste projeto foram utilizados o php para a comunicacao de dados com o banco de dados mysql. A interface do banco é gerenciada pelo phpmyadmin. Todos os dados inseridos pelo usuário (pessoa , empresa) serao armazenados e mostrados nas suas respectivas paginas apos o login. O Banco conta com 5 tabelas no total, Usuário, Empresa, Comunidade, Recicláveis e Doação. A tabela doação basicamente liga todas as tabelas através dos Ids com foreign key, nos possibilitando a execução de um ranking. Todos os dados de ranking foram puxados para a tela do usuario por meio de um script feito em JS para organização do JSON após a requisição do PHP com o banco de dados.

A maior dificuldade de trabalhar em um Hackathon?

O tempo sem dúvida é algo que nós todos presentes no grupo batalhamos.

Maior aprendizado?

Trabalho em equipe

Built With

Share this project:

Updates