Description is only avaiable in Portuguese FACEBOOK LOGIN SÓ FUNCIONA COM DISPOSITIVOS PAREADOS

Inspiration

A melhor maneira de encontrar um problema é olhando para nosso próprio cotidiano e buscar melhorar até mesmo os menores detalhes. Fomos nos indagando até encontrar um problema comum a todos: a dificuldade de dividir as despesas após eventos com nossos amigos. Sempre alguém acaba sendo o responsável por pagar tudo e recolher o dinheiro dos outros após o evento. Sempre alguém acaba pagando mais e alguém acaba pagando menos. Com o intuito de diminuir tais frustrações, visionamos o mOO.

What it does

O mOO automatiza a divisão de custo de eventos realizados em grupo entre seus membros de maneira igualitária. Por meio de atrelamento a contas Paypal, é possível realizar pagamentos via API pré evento. Atingida a cota estabelecida para que o evento seja viabilizado (seja ele um churrasco entre amigos, uma viagem etc), o usuário que criou o evento recebe os fundos e pode executá-lo. Dessa forma, todos os integrantes pagam o mesmo valor e as frustrações são minimizadas.

How we built it

O mOO foi implementado como um aplicativo Android. Seu backend foi programado em node.js, utilizando o framework Sails.js, e a data base utilizada foi o mongoDB. Optamos por criar um aplicativo, pois dada a natureza da aplicação, a portabilidade e fácil agregam muito valor ao sistema. Hosteamos o servidor no AWS. Além disso, como já citado, fizemos a integração via API com o PayPal e Facebook para melhorar a UX e automatizar ainda mais os processos propostos.

Challenges we ran into

No decorrer do projeto, principalmente pelo fato de termos usado muitos serviços distintos, encontramos diversos desafios. Os principais foram: 1) Integração com as APIs de terceiros (PayPal e Facebook). As documentações encontradas não eram muito detalhadas e houve a dificuldade em utilizar o node.js e o aplicativo para acessá-las corretamente. 2) Hostear o servidor na AWS. 3) Encontramos um comportamento anormal (bug) em uma função do node.js que retornava valores absurdos para uma dada entrada em particular que atrapalhou no desenvolvimento. 4) Sono.

Accomplishments that we're proud of

Ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, principalmente nas integrações com as API's sem que fosse necessário diminuir o escopo inicial do projeto. Além disso, foi possível utilizar o AWS e, e termos de layout, o aplicativo ficou simples, porém elegante.

What we learned

O grupo como um todo teve de aprender a lidar com a elaboração de um projeto em um tempo relativamente curto e com desenvolvimento intensivo. Aprendemos melhor a trabalhar com integrações por API, programação Android e node.js. A utilização de ferramentas de versionamento se mostrou essencial e melhoramos nosso conhecimento sobre as mesmas.

What's next for mOO

O escopo inicial foi elaborado de maneira a ter sua execução viável no timebox estabelecido. No entanto, o grupo já pensou em maneiras de expandí-lo, tais como: 1) Registrar locais como opções de sede dos eventos criados, listando seus produtos, serviços, faixa de preço etc; 2) Permitir que preços diferentes sejam levados em conta para cada usuário (Ex: Usuário que não consome bebidas alcóolicas tem o direito de pagar menos do que os outros); 3) Permitir outras formas de pagamento além do PayPal; 4) Integração com eventos do Facebook; 5) Computação ubíqua para sugestão de eventos aos usuários;

Share this project:
×

Updates