Inspiration

Todos nós já precisamos de um médico pelo menos uma vez na vida e sabemos que esse profissional na maioria das vezes possui uma carga horaria de trabalho muito alta. Pensando em retribuir a ajuda que prestam à sociedade todos os dias, construímos um software que auxilie os médicos e os farmacêuticos em tarefas diárias.

What it does

Com a ausência de um controle eficiente dos antibióticos ministrados na FioCruz, unimos um desejo nosso à uma necessidade de vocês e assim criamos o GAFio, um sistema de gestão de antibióticos que auxiliará o profissional da saúde na ministração desses de maneira organizada e eficaz. Para isso, ele utiliza prontuários que mostram o histórico do paciente: se já foi hospitalizado antes, sob quais circunstâncias, quais antibióticos recebeu, como reagiu à eles, etc. Além disso, parte dele é dedicada em utilizar as informações coletadas na construção de gráficos para melhor visualizar os acontecimentos de determinado período.

How I built it

O software foi planejado utilizando a plataforma AdobeXD, a qual foi utilizada para planejar a interface do software.

Challenges I ran into

Ao longo do planejamento do projeto tivemos que estudar como funciona a estrutura do atendimento ao paciente, assim como registros de medicamentos e doenças. Como não somos da área da saúde, tivemos dificuldades para compreender com clareza o funcionamento das informações.

Accomplishments that I'm proud of

Uma frase muito famosa no cenário da computação é "O trabalho do programador é facilitar a vida das outras pessoas" e o GAFio torna esse ditado ainda mais real. Nós nos orgulhamos justamente disso, em poder facilitar o dia a dia de outros profissionais.

What I learned

Para dar vida ao projeto nós tivemos que estudar como um médico trabalha e quais eram as necessidades atuais desses profissionais. Como consequência disso, adquirimos conhecimentos sobre classificação de medicamentos, classificação de doenças, etc. Além disso para ter uma melhor organização no projeto de maneira que cada um pudesse trabalhar de sua própria residência e ainda sim manter a todos atualizados sobre seus feitos tivemos colocar em prática a metodologia ágil scrum.

What's next for GAFio

O próximo passo é a programação do software. Devido a duração do hackathon, o que já construímos foi o protótipo da aplicação. Entretanto ele não coleta e nem armazena os dados, apenas mostra como será toda a estrutura após o software estar pronto.

Built With

Share this project:

Updates