Inspiration

O CalculaECO surge da necessidade e da preguiça. Ao precisar fazer o cálculo de C.R no final dos períodos, se quiséssemos utilizar algum site, seria necessário colocar sempre o número de créditos da matéria além da nota recebida.

Pensei que se existisse um site que já importasse as matérias corretas dependendo do período e só dependesse da inserção das notas do usuário, o processo seria bem mais fácil. Então, coloquei como desafio para mim a implementação desse projeto, aproveitando para estudar novas tecnologias com as quais ainda não tinha entrado em contato, como template engines (pug.js), Node e Sass.

What it does

O CalculaECO permite que o usuário, estudante da Escola de Comunicação da UFRJ, escolha a que curso pertence e em qual período está. Com isso, puxa as matérias regulares correspondentes à combinação de período e curso e as retorna para que o usuário coloque a nota que obteve em cada uma delas. Depois, exibe o Coeficiente de Rendimento calculado.

How I built it

Utilizei Pug.js como template engine para disponibilizar os resultados da consulta ao banco de dados dinamicamente. Node.js foi utilizado para permitir o uso de bibliotecas como o Express, que ajudou na implementação de métodos de requisição HTTP.

Para a interface em si, todos os elementos gráficos foram feitos por mim e o estilo foi implementado utilizando Sass para garantir uma melhor organização de conteúdo. Em Sass os arquivos foram divididos por tamanho de tela, para garantir uma implementação responsiva de estilo.

A plataforma está hospedada em Heroku com integração direta ao Github.

Challenges I ran into

Como autodidata, as soluções que encontrei para desenvolver foram aparecendo depois que a ideia já estava em mente. Então, com muitas delas, o ritmo de desenvolvimento diminuiu porque precisei descobrir como implementá-las corretamente.

What's next for calcula-eco

O objetivo é transformar o projeto em um projeto React, que é o meu foco de estudo no momento. Além disso, quero facilitar a vida do estudante que não tem a grade fechada, possibilitando que o usuário possa escolher as próprias matérias para realizar o cálculo.

Share this project:

Updates